26 de Mai de 2025
O Volkswagen Tera é um dos lançamentos mais aguardados do mercado automobilístico brasileiro, o SUV acaba de ter seu preço oficial divulgado.
O Tera é um SUV do segmento compacto, ou de entrada, o preço de lançamento é de R$ 99.990 (valor promocional) na versão de entrada, já a versão topo de linha possui preço tabelado em R$ 142.990 reais, esses valores não consideram eventual pacote opcional de equipamentos.
Vale destacar que o preço promocional de R$ 99.990 da versão de entrada é limitado somente as primeiras 999 unidades do Tera, após a comercialização dessas 999 unidades o preço passa a ser de R$ 103.990 reais.
Tera MPI custa R$ 99.990 reais (preço limitado a 999 unidades), depois o preço passa a ser de R$ 103.990. Na versão de entrada MPI o Tera possui como itens de série seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, rodas aro 15 com calotas, retrovisores com ajuste elétrico, faróis e lanternas de led, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, piloto automático e limitador de velocidade, quatro alto-falantes, maçanetas e retrovisores pintados, direção elétrica, parassol com espelho apenas para o passageiro, rack longitudinal, monitor de pressão dos pneus, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional, vidros elétricos dianteiros e traseiros e central multimidia VW Play de 10,1 polegadas. No modelo com motor 1.0 aspirado os freios traseiros são a tambor.
Tera TSI Manual custa R$ 116.990 reais, nesta versão o SUV da Volkswagen acrescenta os seguintes itens em relação ao modelo de entrada: rodas de aço de 16 polegadas com calotas, alarme, frenagem pós colisão, parassóis com espelhos iluminados, aplique de tecido no painel, freios traseiros a disco e volante multifuncional com revestimento de vinil.
A versão TSI possui como opcionais rodas de liga leve de 16 polegadas ao preço de R$ 1.720; além da Central Multimidia VW Play Connect (que possui aplicativos próprios, rede wifi com 4G) ao custo de 1.590 reais.
Tera Confort TSI Automático custa R$ 126.990 reais, essa versão acrescenta os seguintes itens de série em relação a TSI Manual: rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas, grade com friso cromado, star-stop, central multimidia VW Play Connect, piloto automático adaptativo – ACC – e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas no volante por borboletas.
O Tera Confort TSI Automático possui como opcional ar-condicionado digital com filtro de poeira e pólen e carregamento de celular por indução ao preço de R$ 1.400.
Tera High TSI Automático custa R$ 139.990 reais, nessa versão a lista de equipamentos possui como adicional (além dos itens da versão Confort TSI Automática) rodas de liga leve aro 17 polegadas diamantadas, iluminação ambiente, seis alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, aplique de vinil no painel, bancos revestidos de vinil, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, iluminação no porta-luvas, carregador de smartphone por indução.
O Volkswagen Tera High possui como opcional pacote ADAS que adiciona assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de pontos cegos com assistente de saída de vaga ao preço de R$ 2.839.
Tera High TSI Automático Outfit The Town custa R$ 142.990 reais, essa versão possui o mesmo pacote de equipamentos do modelo High, com o diferencial de itens de acabamento exclusivos, incluindo rodas de 17 polegadas escurecidas, teto e espelhos retrovisores externos em preto brilhante, logotipos The Town entre outros itens de acabamento interno. Possui como opcional o mesmo pacote de ADAS por R$ 2.839.
Em relação as cores, são seis opções disponíveis. As sólidas Branco Cristal e Preto Ninja não acrescentam valor extra ao preço final. No entanto, as inéditas Azul Ártico, Prata Lunar, Vermelho Hypernova e a já conhecida Cinza Platinum custam R$ 1.750 reais.
O Volkswagen Tera é vendido com duas opções de motor, na versão de entrada MPI o motor usado é o 1.0 litro aspirado de três cilindros, flex, com potência máxima de 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque. Na versão MPI o câmbio é exclusivamente manual de cinco marchas.
Nas demais versões o Tera possui motor 1.0 litro turbo (nomenclatura TSI), flex, com potência máxima de 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque. No modelo de entrada o câmbio é manual de cinco marchas, já nas versões Confort e High a transmissão é automática de seis velocidades.
Conforme dados divulgados pelo Inmetro o consumo do Tera com motor 1.0 turbo automático é de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Já no etanol o consumo passa a ser de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Até o momento o Inmetro não divulgou dados de consumo das versões do Tera com motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo com câmbio manual.
Já a aceleração de 0 a 100 km/h do Volkswagen Tera 1.0 aspirado manual ocorre em 13,8 segundos, a velocidade máxima não foi divulgada pela Volkswagen.
Já nas versões com motor 1.0 turbo a aceleração de 0 a 100 km/h do modelo TSI com câmbio manual ocorre em 10,1 segundos, enquanto nas versões automáticas a mesma prova é feita em 11,7 segundos. A velocidade máxima das versões com motor 1.0 turbo é de 184 km/h.
O Volkswagen Tera é um SUV compacto, dessa forma o espaço interno, principalmente nos bancos traseiros, é limitado. O Tera possui 4,15 metros de comprimento, sendo 2,57 metros de entre eixos. A largura é de 1,78 metro e a altura de 1,50 metro. O porta-malas possui 350 litros de capacidade, por último, o tanque de combustível comporta 49 litros.
O segmento de SUVs de entrada possui um mercado promissor no Brasil, a Volkswagem já possui o Nivus e T Cross nesse segmento, além da Tiguan e Taos no segmento médio.
Os principais concorrentes do Volkswagen Tera são o Fiat Pulse, Renault Kardian, Nissan Kicks Play, Citroen C3 Aircross e o Citroen Basalt. Em breve a Toyota deve lançar no Brasil o Yaris Cross que é do mesmo segmento.
O Volkswagen Tera é produzido na planta industrial localizada na cidade de Taubaté (SP), o SUV começa a ser entregue aos consumidores a partir do dia 5 de junho. Após o modelo também será exportado para a Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e outros países.
Fotos divulgação, modelo branco versão Tera MPI, modelo azul versão TSI Manual e modelo Vermelho versão TSI Confort automática, modelo cinza versão Outfit The Town.