31 de Mar de 2025
Um dos maiores sucessos comerciais do mercado nacional de automóveis, o Volkswagen Polo, acaba de alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.
O sonho do milhão é uma conquista, seja no âmbito pessoal de juntar R$ 1 milhão de reais (se bem que na situação atual U$ 1 milhão de dólares parece mais aprazível), ou ter um produto em seu portfólio que soma 1 milhão de unidades fabricadas.
Em se tratando de carros, alcançar a marca de 1 milhão de unidades fabricadas é um feito a ser considerado. O Volkswagen Polo alcançou esse número em 23 anos, já que a produção nacional do Polo começou no Brasil em 2002. O Polo Classic, vendido antes de 2002, era importado da Argentina.
“É uma grande emoção celebrar o marco de 1 milhão de unidades produzidas do Volkswagen Polo, um modelo fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil. O Polo é um fenômeno de vendas e o queridinho dos brasileiros, sendo o carro de passeio mais vendido do país e líder entre os hatches. Além das fronteiras, o VW Polo também mostra a força da nossa produção local com a mais alta tecnologia e inovação: é o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil e fechou o ano passado como o veículo mais vendido na região América do Sul, considerando todos os segmentos.”, afirma Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul), destaca o impacto da produção local: "O Volkswagen Polo é um caso de sucesso em nossa região e representa o trabalho de todo o time na forma como a produção do carro foi inicialmente implementada na fábrica Anchieta e, mais tarde, transferida para Taubaté, aumentando nossa capacidade de produção e adicionando inovação aos nossos processos produtivos".
O Polo teve seu lançamento mundial no ano de 1975, o objetivo da Volkswagen era ter um hatch menor e mais simples que o Golf.
No Brasil o Polo começou a ser vendido somente em 1997, na terceira geração do hatch, conhecido como Polo Classic o modelo vinha importado da Argentina.
No ano de 2002 a Volkswagen começou a produzir a quarta geração do Polo em sua fábrica brasileira, na cidade de Taubaté (SP). Na ocasião do seu lançamento o destaque do carro eram os quatro faróis redondos, algo copiado do Mercedes-Benz Classe E da época, o que dava ao Polo um charme extra.
Vale destacar que a quarta geração do Polo era produzida na versão hatch e sedan, atualmente o Polo é fabricado somente na versão hatch e o Virtus ocupa o lugar do antigo Polo Sedan.