Stellantis: conheça todas as 18 marcas que integram o conglomerado automotivo

06 de Ago de 2024

O Grupo Stellantis é um dos maiores conglomerados do setor automotivo, com um total de 18 marcas a Stellantis possui sob seu guarda chuva a Fiat, Jeep, Citröen entre outras grifes do setor automotivo.

Publicidade

A Stellantis possui desde marcas populares como Fiat e Citröen em seu portfólio até a marcas de luxo e esportivos, como é o exemplo da italiana Maserati. Também estão presentes marcas que não são fabricantes de carros, mas ligadas ao mercado automotivo, por exemplo a Mopar e Leasys.

O Grupo Stellantis surgiu em janeiro de 2021, na época o conglomerado tinha como base o grupo FCA (junção da Fiat e Chrysler) e a PSA (Peugeot e Citröen).

 

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

grupo stellantis

Publicidade

Ferrari não integra o Grupo Stellantis!

A principal marca de carros do Grupo Stellantis é a Fiat, que desde 1969 era dona da marca de carros esportivos Ferrari. Porém um acordo criado em 2016 tornou a marca Ferrari uma empresa independente, inclusive com ações negociadas na bolsa de valores de New York (com o sugestivo nome do ticket RACE).

Confira abaixo as marcas que integram a Stellantis!

Abarth: Marca fundada em 1949 com foco na preparação de carros esportivos, atualmente é uma empresa própria com foco na produção de carros elétricos.

Alfa Romeo: Criada em 1910 a Alfa Romeo é uma das marcas mais lendárias da Itália, apesar de não ter mais a mesma glória do passado atualmente a marca tem como principal mercado a Europa, possui em seu portfólio os SUVs Stelvio e Tonale e também o sedan Giulia.

Chrysler: Tradicional fabricante de carros dos Estados Unidos fundada no ano de 1925 a marca se juntou a Fiat em 2008, criando na época um dos maiores grupos automobilísticos mundiais, a FCA (Fiat Chrysler Automóveis). Em 2021 a FCA se juntou ao grupo PSA dando origem a Stellantis.

Citröen: a tradicional marca francesa foi fundada em 1919 e é reconhecida por seu passado inovador, tanto no design de seus carros como também na inovação mecânica. Atualmente o foco da empresa é o segmento de carros populares.

DS Automóveis: a marca DS já foi a linha premium da Citröen, atualmente a DS é uma marca própria dentro do grupo Stellantis com foco no segmento premium destinado a Europa e China.

Dodge: A tradicional empresa americana foi fundada no ano de 1914 e possui em seu histórico carros icônicos dos Estados Unidos, como o super esportivo Viper dos anos 90 e dos sedans Charger Daytona e Challenger. Atualmente a marca Dodge possui poucos modelos em seu portfólio, um deles é a Van Ducato da Fiat que recebe o símbolo da Dodge quando é comercializado nos EUA.

Fiat: A marca mais importante do Grupo Stellantis, a Fiat possui uma ampla gama de automóveis com grande sucesso no mercado europeu e latino americano, com destaque para o Brasil. A Fiat é a marca dentro do Grupo Stellantis com o maior volume em vendas.

Fiat Professional: Subsidiaria da Fiat que virou marca própria, a Fiat Professional é especializada em veículos comerciais como VAN para transporte de passageiros e também furgão de carga que permitem adaptações para cada tipo de negócio a critério do cliente. A Ducato é um dos modelos mais conhecidos da marca no Brasil.

Jeep: A Jeep é uma das mais tradicionais marcas dos Estados Unidos, criada em 1941 o nome virou referência para veículo todo terreno. O foco da Jeep é a fabricação exclusiva de SUVs, no Brasil possui como destaque o Renegade, Compass e Commander.

Lancia: tradicional marca italiana fundada em 1906 é reconhecida por fabricar carros de luxo e esportivos em seu passado. Atualmente a marca Lancia possui poucos modelos em linha com foco no mercado da Europa, em especial o leste europeu.

Maserati: A Maserati já pertenceu a Ferrari em um passado recente, mas com a separação da Ferrari da Fiat a marca italiana Maserati passou a integrar o Grupo Stellantis. Fundada no ano de 1914 a Maserati é especializada em fabricar carros esportivos, sejam cupês, conversíveis, sedans ou SUVs.

Opel / Vauxhall: a marca Opel foi criada em 1862 (na época ainda não produzia carros), a produção de veículos começou em 1901. Já em 1929 a Opel passou a ser o braço direito da marca americana Chevrolet na Europa. Já a marca Vauxhall nada mais é do que a Opel designada para o Reino Unido, os modelos são compartilhados entre as duas marcas. Foi no ano de 2017 que as duas marcas passaram a integrar o Grupo PSA.

Peugeot: a marca francesa Peugeot é centenária, fundada em 1810 a empresa já fabricou peças em aço, vestuários e bicicletas. O primeiro carro foi produzido em 1890 e atualmente a Peugeot possui uma ampla gama de carros com foco no mercado europeu e latino americano.

RAM: A RAM virou marca própria em 2009, antes pertencia a Dodge. A marca RAM é focada na fabricação de camionetes, atualmente a empresa passa por um momento delicado com baixo volume de vendas.

Leapmotor: empresa chinesa com foco na produção de veículos elétricos a Stellantis detém 51% das ações da Leapmotor, atualmente o maior mercado da marca é a China.

Frre2Move: essa empresa não fabrica carros, é uma empresa nos moldes de locadora, com foco em locação para clientes corporativos, opera com destaque na Europa.

Leasys: Fundada em 2001 como uma joint venture entre a Enel e a Fiat, esta última se tornou sua única proprietária em 2005. Hoje, a Leasys lida com ofertas de aluguel - de curto e longo prazo - e serviços de mobilidade e, em abril de 2023, fundiu-se com a Free2move Lease, criando uma única empresa que lida com leasing e aluguel de longo prazo.

Mopar: a Mopar não fabrica automóveis, é uma fabricante e distribuidora de peças automotivas e acessórios para os veículos do antigo Grupo FCA. Atualmente também é reconhecida por fornecer acessórios especiais para alguns modelos, como por exemplo os SUVs da Jeep.

Considerando o ano de 2023 a Stellantis é a quinta maior empresa em volume de vendas no segmento de carros com mais de 6,5 milhões de unidades comercializadas, o conglomerado fica atrás do Grupo Toyota, Grupo Volkswagen (inclui Audi, Bentley e +), Grupo Hyundai Kia e Grupo Renault Nissan.

Publicidade

Compartilhar:

Confira o preço dos carros, motos e caminhões na tabela Fipe.

Publicidade

Mais notícias