Linha de montagem dos carros da Honda será transferida de Sumaré para Itirapina

08 de abril, 2018 | Publicado por André Lunkes

Linha de montagem dos carros da Honda será transferida de Sumaré para Itirapina

Conforme comunicado da Honda do Brasil nesta semana a produção dos carros da marca será transferida da cidade de Sumaré para Itirapina, ambas localizadas no interior de São Paulo.

 

A mudança da produção de uma das maiores montadoras de carros do Brasil deve ocorrer já em 2019, todavia a planta industrial localizada na cidade de Sumaré não será desativada.

Fabrica Honda Automóveis Itirapina

A fábrica localizada na cidade de Itirapina (SP) foi inaugurada pela Honda no ano de 2015, todavia o parque industrial nunca foi usado pela montadora. O objetivo inicial da nova fábrica era atender a alta demanda dos produtos da Honda naquela época, só que nesse ano houve a crise financeira a venda de carros no mercado nacional despencou de forma abrupta, dessa forma a empresa optou em adiar o uso da fábrica, que inclusive já gerou um custo de R$ 400 milhões de reais mesmo sem nunca ter produzido um só carro.

Honda City será fabricado na nova fábrica da Honda

A atual planta industrial de Sumaré (SP) suporta uma produção anual de até 120 mil carros operando em dois turnos, e segundo executivos da montadora a inicialização da produção na planta de Itirapina só seria viável economicamente se houvesse um incremento de no mínimo 50% na produção de carros.

 

Contudo, em vez de aumentar a produção na segunda fábrica a Honda optou por transferir toda a montagem de carros para a unidade de Itirapina. O argumento principal é que essa planta industrial é equipada com tecnologia mais atualizada na montagem de carros.

Atual linha de montagem da Honda em Sumaré (SP)

O primeiro carro produzido na nova planta da Honda será o Fit já no ano de 2019. Após são esperados a montagem dos demais modelos da marca, com Civic, HR-V, WR-V e City.

 

Já a fábrica da cidade de Sumaré vai ser dedicada a produção de motores e componentes dos automóveis. Parte dos funcionários será transferida para a nova planta industrial.

 

Tags