Latin Ncap classifica com uma estrela Renault Sandero e Logan

13 de junho, 2018 | Publicado por André Lunkes

Latin Ncap classifica com uma estrela Renault Sandero e Logan

Teste de colisão do Renault Sandero e Logan foi realizado pelo Latin Ncap na terça-feira (12).

 

Esporadicamente o instituto de segurança Latin Ncap testa os veículos comercializados na América Latina para classifica-los quanto à segurança estrutural.

 

Na terça-feira o instituto realizou o teste do Renault Sandero e Logan, aqui vale lembrar que do ponto de vista estrutural Sandero e Logan são o mesmo veiculo, já que um é a versão sedan (Logan) e outro é a versão hatch (Sandero).

Latin Ncap Renault Logan
Teste Latin Ncap Sandero

A dupla foi classificada com apenas uma estrela para proteção a adultos enquanto a proteção para crianças alcançou três estrelas. De acordo com o Latin Ncap os carros apresentam uma baixa proteção para o peitoral do motorista, tanto na colisão frontal como lateral. Na nota geral prevalece apenas uma estrela para ambos os modelos.

 

Também foi dada a falta de equipamentos de segurança considerados importantes pelo Latin Ncap, em especial a ausência de ancoragem padrão Isofix para cadeirinha infantil e ausência do cinto de três pontos para o passageiro central do banco traseiro. Curiosamente esses itens de segurança estão presentes no Sandero e Logan vendidos na África.

Sandero 1 estrela Latin Ncap

Segurança frágil dos carros brasileiros. Com os testes do Latin Ncap nos últimos anos percebe-se que a segurança dos carros nacionais, em especial do segmento de entrada, tem tido classificação baixa no quesito segurança. Alguns modelos testados tiraram nota zero como no caso do Ford KA, já a dupla Onix e Prisma da Chevrolet tiraram nota três estrelas. Curiosamente o recém-lançado Kwid da Renault conseguiu a classificação de três estrelas quando foi testado.

Mitsubishi Eclipse Cross

Outro veículo testado é o Mitsubishi Eclipse Cross, um SUV que ainda não é comercializado no país. O SUV da marca conseguiu classificação geral de cinco estrelas (apesar de que a proteção para crianças foi de três estrelas). Além de ter uma carroceria mais apta a absorver os impactos de eventuais acidentes o Mitsubishi Eclipse Cross vem de série com sete airbags, além de controle de estabilidade ESP. Curiosamente o veículo não recebeu nota maior para proteção infantil porque não disponha de ancoragem Isofix.