10 de Jun de 2025
Preço da tabela Fipe do Ford Focus 2014 a 2019, preço de todas as versões e considerações de compra do Focus sedan e hatch fabricado entre 2014 até 2019.
O Focus ano modelo 2014 a 2019 corresponde a terceira geração, importado da Argentina o Focus foi fabricado na carroceria sedan (também conhecida como Fastback) e hatch.
Confira o preço da tabela Fipe de todas as versões do Ford Focus 2014 a 2019, os valores são atualizados mensalmente.
O preço do Ford Focus 2019 é de R$ 61.981,00 na versão de entrada Focus Fastback SE / SE PLUS 2.0 Flex Automático e pode chegar a R$ 76.652,00 na versão top de linha Focus Titanium / Titanium Plus 2.0 Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
O preço do Ford Focus 2018 é de R$ 60.310,00 na versão de entrada Focus Fastback SE / SE PLUS 2.0 Flex Automático e pode chegar a R$ 69.768,00 na versão top de linha Focus Titanium / Titanium Plus 2.0 Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
O preço do Ford Focus 2017 é de R$ 57.404,00 na versão de entrada Focus Fastback SE / SE PLUS 2.0 Flex Automático e pode chegar a R$ 66.470,00 na versão top de linha Focus Titanium / Titanium Plus 2.0 Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
O preço do Ford Focus 2016 é de R$ 54.986,00 na versão de entrada Focus 1.6 S / SE / SE Plus Flex 8V / 16V e pode chegar a R$ 60.457,00 na versão top de linha Focus Titanium / Titanium Plus 2.0 Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
O preço do Ford Focus 2015 é de R$ 49.334,00 na versão de entrada Focus Sedan 1.6 16V Flex Automático e pode chegar a R$ 53.529,00 na versão top de linha Focus Sedan Titatium / Titanium Plus 2.0 16V Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
O preço do Ford Focus 2014 é de R$ 45.039,00 na versão de entrada Focus 2.0 16V / SE / SE Plus Flex Automático e pode chegar a R$ 52.223,00 na versão top de linha Focus Sedan Titatium / Titanium Plus 2.0 16V Flex Automático, valor de referencia válido para o mês de Junho de 2025.
Importado da Argentina o Ford Focus da terceira geração começou a ser vendido no Brasil em outubro de 2013 (já como modelo 2014). Veja fotos do Focus hatch modelo 2019:
O Focus da terceira geração possui duas opções de motores no Brasil, nas versões de entrada o Focus é equipado com motor 1.6 litro, aspirado, quatro cilindros, flex, com potência máxima de 135 cavalos e 16,7 kgfm de torque.
Quando equipado com motor 1.6 o Focus possui opção do câmbio manual de cinco marchas, mas a transmissão manual só está disponível em algumas versões da carroceria hatch. Além do câmbio manual a Ford também comercializou no mercado brasileiro o Focus 1.6 com transmissão automática de seis marchas (câmbio automatizado de dupla embreagem que recebe a nomenclatura de Powershift).
Para as versões mais caras o Focus possui opção do motor 2.0 litros de quatro cilindros, aspirado, flex, com potência de até 178 cavalos e 22,5 kgfm de torque. Esse conjunto mecânico é oferecido tanto na versão hatch como sedan do Focus, e quando equipado com motor 2.0 o câmbio é sempre automatizado de seis marchas (Powershift).
O Focus é um produto de grande sucesso comercial da Ford, o modelo é tido como referência no segmento em que atua com destaque para a excelente dirigibilidade e a qualidade de construção do carro.
A terceira geração do Focus vendido no Brasil possui como destaque a suspensão independente, tanto na dianteira como traseira, o que torna o rodar mais confortável e favorece a segurança em altas velocidades.
O design do Focus também é muito elogiado, tanto na carroceria sedan, que a Ford também chama de Fastback, e a versão hatch, possuem uma carroceira que chama atenção pela beleza.
O Focus também é reconhecido pela qualidade do acabamento e a lista de equipamentos, nas versões mais completas o Focus possui acabamento em couro, airbag frontal e lateral, controle de estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, teto solar entre outros itens.
O Ford Focus 2014 a 2019 também possui alguns pontos negativos, o principal é quanto as unidades do Focus equipadas com o câmbio automático, que recebe o nome de Powershift. Esse câmbio é reconhecido por apresentar problemas como trepidação, superaquecimento e perda de potência. A Ford inclusive aumentou a garantia desses veículos para minimizar o problema, todavia essa garantia extra é disponibilizada somente para modelos com revisões em concessionárias.
Um dos defeitos do câmbio Powershift é a central eletrônica (módulo TCM), ao apresentar defeito nesse módulo o custo de conserto pode ser bem caro.
Por último, outro ponto negativo do Focus é a desvalorização e a dificuldade da revenda. O Ford Focus costuma ter uma desvalorização maior que seus concorrentes, além de requerer mais tempo para achar um futuro comprador.
Essa desvalorização se deve praticamente por dois fatores, um deles é o já citado problema do câmbio automático Powershift, que manchou a reputação do carro. Outro ponto que corrobora com a desvalorização do Focus é que a Ford não possui mais fábrica no Brasil, atua somente como importadora de veículos, some isso ao fato de que o Focus não é mais fabricado e temos a receita para um carro que desvaloriza acima da média e possui poucos compradores com interesse em compra no mercado de usados. Confira fotos do Ford Focus sedan 2016:
O Focus ano modelo 2014 a 2019 na versão sedan possui como principais concorrentes o Toyota Corolla, Honda Civic, Nissan Sentra, Renault Fluence, Citroen C4 Pallas e Volkswagen Jetta.
Já o Ford Focus na carroceira hatch possui como principais concorrentes o Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze Sport6 e Peugeot 308.
A compra de um Ford Focus no mercado de carros usados requer uma análise mais profunda, é um bom carro se considerarmos a qualidade de construção, dirigibilidade e lista de equipamentos, o preço também costuma ser bastante atrativo, e ainda por cima é um carro bonito, que chama atenção.
Por outro lado, o Focus não é bem-visto por causa do eventual custo de manutenção elevado que o carro pode ter se o câmbio automático der algum problema crônico, além da dificuldade de uma revenda futura, no linguajar popular pode se dizer que o Focus é um ótimo produto, mas queimado no segmento de carros usados.
Uma dica é optar por unidades com câmbio manual, porém a transmissão manual está presente somente nas versões equipadas com motor 1.6 litro. Ao comprar uma unidade do Focus com a transmissão Powershift conhecer o histórico de manutenção do veículo ajuda a minimizar problemas futuros.
Aviso: os valores da tabela Fipe informados nessa página são atualizados mensalmente, o ano do veículo sempre se refere ao ano do modelo (e não ao ano de fabricação), essa prática é adotada pelo mercado de carros usados.