17 de Nov de 2025
Preço da tabela Fipe do Ford Ecosport 2013 a 2021, preço de todas as versões e dicas de compra da Ecosport ano modelo 2013 a 2021.
O Ecosport ano modelo 2013 até 2021 corresponde a segunda geração do SUV fabricado pela Ford, vale destacar que a fabricação do Ecosport foi encerrada no Brasil em 2021.
Confira o preço da tabela Fipe de todas as versões do Ford Ecosport fabricado entre 2013 a 2021, os valores são atualizados mensalmente.
O preço do Ford EcoSport 2021 é de R$ 74.249,00 na versão de entrada EcoSport SE 1.5 12V Flex Manual e pode chegar a R$ 88.006,00 na versão top de linha EcoSport Titanium 1.5 12V Flex Automática, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2020 é de R$ 69.290,00 na versão de entrada EcoSport SE 1.5 12V Flex Automática e pode chegar a R$ 80.661,00 na versão top de linha EcoSport Titanium 1.5 12V Flex Automática, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2019 é de R$ 67.510,00 na versão de entrada EcoSport SE 1.5 12V Flex Manual e pode chegar a R$ 78.025,00 na versão top de linha EcoSport Storm 2.0 4WD 16V Flex Automática, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2018 é de R$ 62.864,00 na versão de entrada EcoSport SE 1.5 12V Flex Automática e pode chegar a R$ 73.563,00 na versão top de linha EcoSport Storm 2.0 4WD 16V Flex Automática, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2017 é de R$ 55.495,00 na versão de entrada EcoSport SE Direct 1.6 16V Flex Automática e pode chegar a R$ 62.057,00 na versão top de linha EcoSport Freestyle 2.0 16V 4WD Flex, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2016 é de R$ 54.521,00 na versão de entrada EcoSport S 1.6 16V Flex e pode chegar a R$ 59.581,00 na versão top de linha EcoSport Freestyle 2.0 16V 4WD Flex, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2015 é de R$ 52.226,00 na versão de entrada EcoSport S 1.6 16V Flex e pode chegar a R$ 55.992,00 na versão top de linha EcoSport Freestyle 2.0 16V 4WD Flex, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2014 é de R$ 50.952,00 na versão de entrada EcoSport S 1.6 16V Flex e pode chegar a R$ 54.626,00 na versão top de linha EcoSport Freestyle 2.0 16V 4WD Flex, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
O preço do Ford EcoSport 2013 é de R$ 49.709,00 na versão de entrada EcoSport S 1.6 16V Flex e pode chegar a R$ 52.552,00 na versão top de linha EcoSport Freestyle 2.0 16V 4WD Flex, valor de referencia válido para o mês de Novembro de 2025.
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O Ecosport é um SUV pioneiro no Brasil, lançado em 2003 o modelo se consagrou como um sucesso em vendas por ter inaugurado, no mercado nacional, o segmento de SUVs compactos.
A segunda geração do Ford Ecosport começou a ser fabricada no ano de 2012 (já como modelo 2013), no ano modelo 2018 o SUV passou por um facelift (mudança sutil no design), por fim, no ano de 2021 o Ecosport deixou de ser fabricado no Brasil. Veja abaixo fotos do Ecosport 1.6 automático 2016, esse design corresponde ao ano modelo 2013 até 2017.








O Ecosport da segunda geração possui três opções diferentes de motorização, o motor de todas as versões é flex (gasolina / etanol) e aspirado.
A maioria das versões do Ecosport possuem tração dianteira, alguns modelos do SUV possuem a tração 4 por 4 integral sob demanda, essas versões possuem a nomenclatura 4WD no nome.
Motor 1.5 litro de três cilindros, 12 válvulas, com potência máxima de 137 cavalos e 16,2 kgmf de torque está disponível no Ecosport ano 2018 até 2021. Quando equipado com motor 1.5 litro o câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de seis velocidades com conversor de torque. Atenção, as versões do Ecosport com motor 1.5 litro não possuem o câmbio automático Powerschift (ver observação em pontos negativos mais abaixo).
O motor 1.6 litro de quatro cilindros, 16 válvulas, com potência máxima de 115 cavalos e 15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, está disponível no Ecosport ano 2013 até 2017.
Esse mesmo motor 1.6 litro, porém com potência máxima de 131 cavalos e 16,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades (automatizado de dupla embreagem a seco – Powershift) é usado em algumas versões do Ford Ecosport ano 2016 e 2017.
Nas versões topo de linha o Ford Ecosport da segunda geração possui o motor 2.0 litros de quatro cilindros e 16 válvulas com potência máxima de 147 cavalos e 19,7 kgfm de torque.
Nas versões com motor 2.0 litros o Ecosport possui opção de câmbio automático de seis marchas (automatizado de dupla embreagem a seco – Powershift) nos modelos fabricados entre 2013 até 2017. Também há versões com câmbio manual de cinco marchas (ano 2013 / 2014 e 2015) e manual de seis marchas (ano 2016 e 2017).
No modelo 2018 até 2021 a Ford fez mudanças no motor 2.0 litros do Ecosport, o SUV passou a ter potência máxima de 176 cavalos e 22,5 kgfm de torque, já o câmbio passou a ser exclusivamente automático de seis marchas com conversor de torque (a Ford substituiu o câmbio Powershift no Ecosport modelo 2018 em diante).
No ano modelo 2018 o Ecosport sofreu um facelift (mudança no design externo e interno), veja abaixo fotos do Ford Ecosport 2018 Titanium, esse design corresponde ao ano modelo 2018 até 2021:












O Ecosport é um modelo pioneiro ao inaugurar a categoria de SUV compacto no mercado nacional, porém a segunda geração já enfrentava alguns concorrentes de peso.
Um dos pontos elogiados pelos consumidores do Ecosport é o seu design, apesar de ser um veículo que já não é mais comercializado no Brasil, o Ecosport é um SUV bonito para a maioria dos consumidores.
A segunda geração do Ecosport também possui como ponto positivo o nível de segurança, o SUV passou por um teste de colisão em 2013 promovido pelo LatinNcap (Instituição Sul-Americana que testa a segurança dos veículos). Seguindo as regras de pontuação da época o Ecosport obteve a nota máxima em segurança - 5 estrelas.
Dependendo da versão o Ford Ecosport fabricado entre 2013 até 2021 possui controle eletrônico de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, seis airbags e sistema de aviso de emergência (o sistema liga para o SAMU em caso de acidente passando as coordenadas do veículo).
Também merece destaque a posição de dirigir do Ecosport, muito elogiada pelos consumidores. Da mesma forma que o SUV é elogiado por ter uma rodagem adaptada para as ruas brasileiras, já que o Ecosport absorve bem as irregularidades das ruas ao passar por lombadas ou buracos, o Ecosport possui como foco um rodar que proporciona conforto aos ocupantes.
Nas versões mais completas a lista de equipamentos também costuma ser bem generosa e pode incluir acabamento em couro, central multimidia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS integrado e até mesmo teto solar.
O maior problema do Ecosport da segunda geração é o câmbio Powershift, as versões equipadas com essa transmissão costumam apresentar problemas na mecatrônica.
Os problemas da transmissão Powershift podem incluir trepidação, ruídos, trancos nas trocas de marcha, perda de potência, superaquecimento e desgaste prematuro das embreagens (apesar de ser um câmbio automático o Powershift possui embreagem).
O custo de reparo do câmbio Powershift é extremamente alto e reque capacitação técnica do profissional que vai fazer a manutenção. E mesmo que o câmbio seja reparado não significa que os mesmos problemas não possam surgir com o passar do tempo.
Vale destacar que a própria Ford reconheceu os problemas do câmbio Powershift e no facelift de 2018 essa transmissão foi substituída por um câmbio automático convencional com conversor de torque, e com essa mudança os problemas com o câmbio cessaram.
Outros pontos negativos do Ecosport estão relacionados ao espaço interno reduzido, principalmente nos bancos traseiros, já que se trata de um SUV da categoria compacto.
O porta-malas, que possui capacidade de 360 litros (depende da versão) também é bem mediano, o que dificulta levar bagagens no Ecosport.
A Ford não fabrica mais carros no Brasil, a marca americana atua somente como importadora, dessa forma pode ocorrer uma certa dificuldade em encontrar peças de reposição para veículos da marca. Confira abaixo fotos do Ecosport Storn 2018 (versão com tração 4 por 4 e mais equipada):










Quando foi lançado no mercado brasileiro o Ecosport praticamente não tinha concorrentes, por esse motivo o SUV foi um sucesso de vendas.
Com o passar do tempo as outras marcas de automóveis perceberam que o segmento de SUV compactos possui alta demanda, por isso a segunda geração do Ecosport já possui bastantes concorrentes.
A depender do ano os principais concorrentes do Ford Ecosport são o Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Renault Duster, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.
O Ecosport, mesmo não sendo mais fabricado, ainda é visto por muitos como um SUV bonito e com design atrativo. A lista de equipamentos também agrada bastante, principalmente nas versões topo de linha.
Como já dito a Ford não fabrica mais veículos no Brasil (atua somente como importadora), isso faz com que o Ecosport tenha uma desvalorização maior em relação aos seus concorrentes. Isso apresenta como ponto positivo a possibilidade de comprar um SUV mais barato, onde o comprador possui maior poder de negociação. Em contrapartida, no momento de vender um Ecosport é necessário estar apto a aceitar propostas de menor valor.
A dica essencial é não comprar versões do Ecosport com câmbio Powershift, opte por versões com câmbio manual ou o automático convencional (oferecido a partir do ano modelo 2018).
Também é recomendável levar o carro a um mecânico para fazer uma pré compra e checar o estado de manutenção do veículo antes de fechar negócio.
Aviso: os valores da tabela Fipe informados nessa página são atualizados mensalmente, o ano do veículo sempre se refere ao ano do modelo (e não ao ano de fabricação), essa prática é adotada pelo mercado de carros usados.
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