18 de Set de 2025
Lançada no mercado brasileiro em outubro de 1998 a Fiat Strada acaba de alcançar a marca de 2.500.000 unidades fabricadas no Brasil.
Ao ser lançada no mercado nacional a picape Strada tinha duas funções bem definidas, a primeira é substituir a Fiorino, que em 1998 já era um projeto bem datado, a segunda função é superar a Volkswagen Saveiro em vendas, que na época era líder na categoria de picapes compactas.
A Fiat não só conseguiu superar a Saveiro como também se tornou uma marca de referência no segmento de picapes, a Strada passou por vários ajustes, e inovações, para se tornar líder em vendas.
Alguns exemplos de inovação da Strada: versão quatro lugares, a picape foi a primeira a ter versões com capacidade para quatro passageiros no segmento de picapes compactas, também inovou ao ser vendida com opção de três portas (1 porta do lado do motorista e 2 portas do lado do passageiro, onde a porta traseira se abre ao contrário) além de versões com 4 portas.
A marca de 2.500.000 unidades fabricadas no Brasil transforma a Strada em um best-seller no mercado automotivo. A geração atual do modelo, lançada em 2020, já soma 700 mil unidades fabricadas. A camionete é produzida pela Fiat em sua fábrica localizada na cidade de Betim, Minas Gerais.
A linha atual da Fiat Strada zero km possui preço que varia de R$ 111.990 a 146.990 reais, a picape é vendida com opção de motor 1.3 aspirado e 1.0 turbo, já o câmbio pode ser manual ou automático do tipo CVT, a depender da versão.
Além do sucesso da Strada a Fiat também inovou no mercado de picapes ao expandir seu portfólio, um exemplo disso é a Toro lançada no Brasil em fevereiro de 2016, mais tarde – em março de 2024 - a marca começou a produzir a Titano.
Buscador de preço tabela Fipe