29 de Ago de 2024
Um dos dilemas do consumidor de carro elétrico é a revenda no mercado de usados, a BYD acaba de se comprometer a comprar de volta seus veículos usados.
A BYD é líder no mercado brasileiro quando o assunto é venda de carros elétricos e híbridos, somente de janeiro a julho de 2024 a marca emplacou mais de 38 mil veículos em solo nacional, só no mês de julho são 6.082 carros comercializados.
A BYD vende tanto carros híbridos (que possuem motor a combustão + motor elétrico) como também veículos somente a motor elétrico, no segmento de carros elétricos a BYD possui mais de 70% do market share em vendas.
Em um comunicado a imprensa a BYD acaba de se comprometer a recomprar os veículos da sua marca pagando o valor de 80% do preço da tabela Fipe, o programa de Recompra Garantida é valido para todos os clientes que já tem um veículo da marca ou que adquirirem o carro até 31 de dezembro de 2024.
Para ter direito o consumidor precisa ficar atento a algumas regras, entre elas está o fato da recompra ser garantida somente se o carro tiver no máximo quatro anos de uso (48 meses após a emissão da nota fiscal). A BYD também estipula a quilometragem máxima de 48.000 km de uso do veículo (média de 1.000 km por mês) durante o período de quatro anos.
O cliente também é obrigatório a realizar as manutenções periódicas de seu veículo nas concessionárias autorizadas da BYD e manter a originalidade do seu carro.
A recompra só é garantida após uma analise da concessionária quanto ao estado de conservação do veículo, e o cliente só tem direito ao beneficio ao comprar outro veículo da marca que tenha o mesmo preço ou um valor superior, ou seja, a recompra com garantia de pagamento de 80% do preço da tabela Fipe só será concretizada na troca por outro carro da marca BYD.
Vale ressaltar que no programa de recompra garantida não estão inclusos veículos blindados, e somente os carros vendidos no varejo participam do programa, conforme consta no site oficial da BYD do Brasil.
O mercado de carros híbridos e elétricos está em crescimento no país, um dos pontos negativos desse tipo de veículo é a desvalorização no mercado de usados, isso se deve ao fato de que o consumidor ainda não se sente seguro em comprar um carro usado elétrico ou hibrido, já que o alto custo de reparo (ou troca) da bateria pode tirar qualquer relação positiva do custo beneficio de compra de um carro seminovo.
Confira o preço dos carros, motos e caminhões na tabela Fipe.