04 de Set de 2025
A Toyota começa a vender no mercado brasileiro a Hiace, a van é comercializada em versões furgão e para passageiros.
A Hiace é a aposta da Toyota para o mercado brasileiro de veículos comerciais leves, a marca japonesa já vende esse tipo de veículos em inúmeros países mundo a fora, porém para o Brasil o segmento comercial é novidade.
Um dos diferenciais da Toyota Hiace é a garantia de dez anos (cinco anos de garantia normal que pode ser expandida para mais cinco), algo inédito no segmento comercial e que nenhuma concorrente possui, vale destacar que essa garantia de dez anos só é válida se as revisões forem feitas nas concessionárias da Toyota.
Ao preço inicial de R$ 364.990 reais a Toyota Hiace já está disponível nas concessionárias brasileiras, esse valor se refere a versão minibus com capacidade para 15 passageiros mais o motorista.
Para o mês de novembro a Toyota promete versões da Hiace para transporte de carga, inclusive um modelo com opção de refrigeração para cargas perecíveis. Uma versão para ambulância também será vendida no Brasil.
Vale destacar que a Hiace vem importada da Argentina, a Toyota investiu U$ 50 milhões de dólares para produzir a van na planta industrial da cidade de Zárate, Argentina. A Hiace é comercializada em outros países desde 1967, atualmente a van se encontra na sexta geração.
A Toyota Hiace possui motorização a diesel, trata-se do mesmo motor usado na picape Hilux, porém com configuração exclusiva.
A Hiace possui o motor 2.8 turbodiesel com potência de 204 cavalos e 50,8 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de seis marchas e a tração é traseira.
Os controles de estabilidade e tração ajudam a manter o veículo sob controle. Para segurança, há obrigatórios freios ABS nas quatro rodas e três airbags (frontais para motorista e passageiro, além de um para o joelho do motorista).
Um dos destaques da Hiace é a posição de condução, mais próxima à de um carro de passeio e menos inclinada que a das vans tradicionais.
A Hiace vai concorrer com as vans mais vendidas do Brasil, a atual líder em vendas nesse segmento é a Renault Master, na segunda posição aparece a Fiat Ducato seguida pela Ford Transit.
Outros concorrentes da Toyota Hiace são a Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter, Citroen Jumper e Peugeot Boxer.
Conforme dados divulgados pela Toyota a Hiace possui peso de 2.640 kg e suporta carga de até 1.180 kg ou 16 passageiros.
Equipada com rodas de aço de 16 polegadas a Hiace possui consumo declarado de 8,5 km/l na cidade, já na estrada o consumo é de 9,8 km/l.
A Hiace é a aposta da Toyota em buscar uma fatia na venda de veículos comerciais do segmento de van para passageiros e carga, conta a favor a tradição da marca Toyota que é conhecida pela confiabilidade mecânica, essa qualidade é bem-vista pelos consumidores de veículos usados para trabalho.