16 de Mai de 2025
A marca alemã Audi inicia as vendas do novo A5 no mercado brasileiro, já como linha 2026 o sedan é vendido em versão única custando R$ 379.990 reais.
A Audi está mudando a nomenclatura de seus modelos, com a recente mudança o A5 passa a ser o substituto do antigo A4, dessa forma o A5 sedan passa a ser o modelo do segmento médio da marca alemã.
Com preço de R$ 379.990 reais o A5 é vendido no Brasil com o motor 2.0 TFSI que possui 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, como diferencial o sedan oferece a tração quattro integral. Já o câmbio é automático de sete velocidades.
Segundo informação divulgada pela Audi o novo A5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente).
No design, o sedã segue a identidade visual já adotada pela marca com, por exemplo, o Q6 e-tron. Assim, a grade dianteira ficou mais larga, com padrão de colmeia, e centraliza o logo da fabricante, escurecido, na parte superior. O capô tem linhas bem-marcadas e os para-choques foram reformulados. Por fim, os faróis também foram renovados e estão mais afilados; e têm tecnologia Matrix LED.
Na traseira, as lanternas são unidas por uma barra iluminada, seguindo a atual tendência visual do mercado, e têm design tridimensional. Além disso, a Audi garante que o acesso dos usuários ao porta-malas foi facilitado por conta da abertura da tampa.
Na cabine, o motorista tem à disposição quadro de instrumentos digital de 11,9 polegadas e central multimídia com tela de 14,5 polegadas, além de head-up display.
O painel está mais elevado, proporcionando mais facilidade no acesso do condutor aos recursos do veículo. O volante tem formato esportivo, com base e parte superior planas, além de ser multifuncional e oferecer aletas para trocas de marchas. Já o acabamento é esmerado, com elementos em alumínio escovado fosco e costuras contrastantes em couro. Os bancos são revestidos por mistura de couro legítimo e sintético.
Carregador de celular por indução, pacote de luzes ambiente personalizáveis com 30 cores diferentes, sistema de som Audi Sound-System com 10 alto-falantes e teto solar panorâmico com regulagem de transparência também compõem a lista de itens de série.
Temos ainda airbags laterais e dianteiros, airbag central na frente, alerta de saída da faixa, assistente de desvio e conversão na frente, assistente de estacionamento plus com indicação de distância, assistente de frenagem de emergência e de tráfego transversal dianteiro; controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e detector de atenção e sonolência do condutor.
Para completar o pacote, o novo Audi A5 também traz faróis DRL com controle automático das luzes, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e função memória para o motorista, sistema start-stop e porta-malas com abertura e fechamento elétricos.
O Audi A5 2026 promete acirrar a concorrência dos sedans médios do segmento premium, o conjunto mecânico do A5 é ligeiramente superior ao BMW 320i e o Mercedes-Benz C200, e o preço é bem próximo.
No mercado europeu o A5 também possui versões com sistema híbrido e a carroceria Avant (perua), até o momento a marca não confirmou se essas versões vão ser vendidas no mercado brasileiro.
Com regime de pré venda as entregas do novo A5 para os primeiros clientes deve ocorrer somente no mês de setembro, porém as encomendas já podem ser feitas em toda a rede de concessionárias da marca Audi do Brasil.
O sedan de luxo é oferecido em diversas cores, sendo três tons de azul, dois tons de branco, cinza, preto e vermelho, já o interior possui acabamento na cor preta.